Páginas

Seguidores

Número de Visitantes

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Os Mortos Sabem de Alguma Coisa?


Seguem diversas passagens bíblicas sobre o tema. Não é fácil chegar a uma conclusão baseado nesses textos sobre qual verdadeiramente é o estado da alma ou do espírito desencarnado no estado intermediário. A nossa intenção é apenas mostrar a complexidade do tema, que ao nosso ver não está posto de forma clara nas Escrituras Hebraicas, por isso tamanha confusão doutrinária advinda desses textos aparentemente contraditórios. 

 Aqui Lucas registra que Jesus teria dito que o ladrão que está ao seu lado na cruz iria direto ao paraíso.

“Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. ” (Lc 23:43)

 Aqui o evangelista João registra uma afirmativa de Jesus dizendo que os que estão nos sepulcros dali sairão para alcançarem a sua recompensa:

“Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. ” (Jo 5:28,29)

Paulo afirma conclusivamente que os que morreram ainda reviverão para subir aos céus:

“Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado [...] e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois, nós os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.” (I Ts 4:15-17)

No livro do profeta Daniel: 

Multidões e multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, humilhação e para o desprezo eterno. (Dn 12:2)

A visão racionalista do livro do Eclesiastes:

“Porque o que acontece aos filhos dos homens, isso também acontece aos animais; a mesma coisa lhes acontece.  Como morre um, assim morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego e nenhuma vantagem têm os homens sobre os animais...quem sabe se o espírito do homem vai para cima e se o espírito dos animais desce para a terra?...pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele? Os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma; não têm jamais recompensa, pois a sua memória ficou entregue ao esquecimento” (Ec 3:19,20,22c; 9:5;).

A base para a crença católica no purgatório está neste verso bíblico:

“[...] a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo.” (I Co 3:13-15)

A base para a crença espírita sobre a possível interferência dos espíritos desencarnados no mundo está, entre outras, nestas citações bíblicas:

“Disse o rico: mas se alguns dos mortos fosse ter com eles,  arrepender-se-iam. Respondeu Abraão: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão que algum dos mortos volte a vida.” (Lc 16:30-31)

“Um espírito passou por diante de mim e fez-me arrepiar os cabelos do corpo. Parou ele, mas não consegui discernir a sua aparência. Um vulto estava diante dos meus olhos e ouvi uma voz abafada. Pode o homem mortal ser mais justo que Deus? Pode o homem ser mais puro do que seu Criador? Se Deus não confia nos seus servos e aos seus anjos atribui loucura, quanto mais aos que habitam em casas de lodo, cujo fundamento está no pó que são esmagados como traça! Entre a manhã e a tarde são despedaçados; despercebidos, perecem para sempre. ” (Jó 4:15-21)

“E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir” (Mt 11:14) 

“E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele”. (Mt 17:3)

“Perguntaram-lhe os discípulos: Por que dizem então os escribas que é necessário que Elias venha primeiro? Respondeu ele: Na verdade Elias havia de vir e restaurar todas as coisas; digo-vos, porém, que Elias já veio, e não o reconheceram; mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim também o Filho do homem há de padecer às mãos deles. Então entenderam os discípulos que lhes falava a respeito de João, o Batista.” (Mt 17:10-13)

Conclusão:

Jesus fala ao ladrão que ele irá direto ao paraíso quando morrer. Mas no livro de João, Jesus afirmou que é da sepultura que as almas sairão para alcançar a recompensa pelo bem ou pelo mal praticado. 

Depois o apóstolo Paulo fala que os que estão mortos ressuscitarão, isto é, viverão de novo, para só então se encontrarem com o Senhor.

O profeta Daniel fala que é do pó da terra que as almas sairão para o céu ou para o inferno. 

O autor do livro do Eclesiastes diz que que o estado do espírito e dos animais é o mesmo, estão em estado de inconsciência. 

No livro de Jó um espírito desencarnado aparece trazendo uma mensagem divina. O realismo foi tanto que Jó até se arrepiou.

Como podemos ver, não há como chegarmos a uma conclusão definitiva sobre o tema, pelo menos é o que com humildade podemos concluir.

Quer conhecer mais mistérios da Bíblia?



Link para baixar o livro 
1000 FACES DA BÍBLIA (PDF promocional)

Lançado em 15/11/20

Livro integral:

Por apenas 25,00

Whatsapp 

42-99932-6191



Nenhum comentário:

Postar um comentário