Zacarias filho de Baraquias ou Zacarias filho do sacerdote Jeoiada?
Em Mt 23:35 lemos que Jesus citou Baraquias como sendo pai de Zacarias que foi morto a pedradas no pátio da Casa do Senhor a mando do rei Joás:
“Assim recairá sobre vós todo o sangue do justo Abel até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias a quem matastes entre o santuário e o altar.”
Mas este Zacarias era filho do sacerdote Jeoiada, como está registrado em II Crônicas 24:20-21:
“Então o espírito do Deus revestiu a Zacarias, filho do sacerdote Jeoiada. Ele se colocou de pé diante do povo e lhes disse: Assim diz Deus: Por que desobedeceis aos mandamentos do Senhor. Vós deixastes o Senhor, também Ele vos deixou. Mas conspiraram contra ele, e o apedrejaram, por mandado do rei, no átrio da Casa do Senhor.”
Mateus ao colocar esta afirmação errada na boca de Jesus, baseou-se no capitulo 1 verso 1 do livro do profeta Zacarias:
“No oitavo mês do segundo ano de Dario, veio a palavra do Senhor ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido.” (Zacarias 1:1)
Conclusão:
Na verdade, não foi Jesus quem cometeu este equívoco, mas o evangelista Mateus, ao colocar nos lábios de Jesus uma citação que não condiz com o fato narrado pelo Mestre nazareno. Portanto, até mesmo os autores inspirados por Deus podem cometer erros nos seus registros. Afinal, quantos outros equívocos podemos encontrar nas Escrituras Sagradas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário