Páginas

Seguidores

Número de Visitantes

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Há uma guerra entre Deus e o Diabo?

Desde os primeiros passos da Teologia e da Filosofia esse tema divide  opiniões. Na Grécia, Oriente Médio,  Índia e China,  milhares de textos foram escritos sobre o bem e o mal.  Mas o quê o livro mais importante da história da humanidade tem a dizer sobre isso?

Não.  Não há uma guerra entre o Criador e a sua criatura.  O bem é infinitamente superior ao mal. As trevas são apenas a ausência da luz. Assim como o frio é a ausência do calor e o ódio é  a  ausência do amor. 

O que diz a Bíblia sobre o bem e o mal?

Em Juízes 9:23 lemos que Deus envia um “espírito mau” para atuar entre Abimeleque e os “cidadãos de Siquém:"

Enviou Deus um mau espírito entre Abimeleque e os cidadãos de Siquém; e estes se houveram aleivosamente contra Abimeleque;

1 Samuel 18:10 e 19:9 trazem mais detalhes sobre o agir do espírito mau da parte do SENHOR em Saul:

No dia seguinte, um espírito maligno mandado por Deus apoderou-se de Saul, e ele entrou em transe em sua casa, enquanto Davi tocava harpa, como costumava fazer. Saul estava com uma lança na mão...

Porém o espírito mau da parte do Senhor se tornou sobre Saul, estando ele assentado em sua casa, e tendo na mão a sua lança; e tocava Davi com a mão, a harpa.

 2 Crônicas 18:19-22 menciona até um “espírito mentiroso” colocado pelo SENHOR na boca de profetas:

Então saiu um espírito e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o persuadirei. E o Senhor lhe disse: Com quê?

 E ele disse: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E disse o Senhor: Tu o persuadirás, e ainda prevalecerás; sai, e faze-o assim.

Agora, pois, eis que o Senhor pôs um espírito de mentira na boca destes teus profetas; e o Senhor falou  mal a teu respeito.

 Há ainda textos que incomodam por dizer que os males podem ser ato de Deus:

Então o Senhor arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo. (Êx 32:14)

Há outro versículo em que  “Deus cria o mal.” (Is 45:7)

Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.

Outra passagem que levanta ainda mais a fervura do debate. A ação do mal na vida de Jó era com a permissão  divina:

Certo dia os anjos vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio com eles.

O Senhor disse a Satanás: "De onde você veio?"

Satanás respondeu ao Senhor: "De perambular pela terra e andar por ela". (Jó 1:6-8)

O Senhor disse a Satanás: "Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não toque nele". (Jó 1:12)


O Senhor disse a Satanás: "Pois bem, ele está nas suas mãos; apenas poupe a vida dele". (Jó 2:6)

Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor e afligiu Jó com feridas terríveis, da sola dos pés ao alto da cabeça. (Jó 2:7)

Qual a origem do mal?

Quantos tipos de males existem?

Existe o mal moral que é a não observância  dos princípios, das regras, dos mandamentos de Deus. Que teologia chama de pecado.

Há também o mal que nada mais é do que o sofrimento físico, mental e espiritual, cujas origens são variadas. 

Há ainda o mal causado por desastres  naturais.  

 Deus tem o domínio  sobre todas as coisas. O Criador  não faz guerra com sua criatura. O mal espiritual prevalece na humanidade porque onde a luz se ausenta, a escuridão  predomina. Isso só é possível...

(...) porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz. (Lucas 16:8)

Reflita:

E prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o bDiabo e Satanás, e camarrou-o por mil anos. (Ap 20:2)

E acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, (Ap 20:7)

Mas por que o Deus todo poderoso não prende agora aquele que aflige a humanidade? Nós não podemos compreender a lógica divina, porém, aqueles que já possuem  sabedoria entendem que a Bíblia não fala de guerra entre Deus e o Diabo, mas de uma guerra  entre os desejos da carne e os do espírito, entre o material e o espiritual. Um embate entre o bem e o mal na alma dos homens. 

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. (Mateus 26:41)





Nenhum comentário:

Postar um comentário