Páginas

Seguidores

Número de Visitantes

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Animais Pré-Históricos na Bíblia? Leviatã

 



Em hebraico: לִוְיָתָן Livyatan, Liwyāṯān. Mencionado na Bíblia, mas   cujas origens remontariam à mitologia fenícia. É uma criatura que, em alguns casos, pode ter interpretação mitológica, ou simbólica, a depender do contexto em que a palavra é usada. Geralmente é descrito como tendo grandes proporções. É bastante comum no imaginário dos navegantes europeus da Idade Média e nos tempos bíblicos.

         Não se deve perder de vista que nas diversas descrições no Antigo Testamento ele é caracterizado sob diferentes formas, uma vez que funde-se com outros animais. Formas como a de dragão marinho, serpente e polvo também são bastante comuns.

        Existem várias referências a "Leviatã" no Antigo Testamento, mas o seu significado é muitas vezes poético e obscuro. Em um exemplo, a palavra hebraica para "leviatã" é usada como sinônimo de reis e príncipes da terra, possivelmente Faraó (Isaías 27:1);

 Naquele dia o SENHOR castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, serpente veloz, e o leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão, que está no mar.

Outro exemplo (Jó 3:8):

 Amaldiçoem aquele dia os que amaldiçoam os dias e são capazes de atiçar o Leviatã.

         Os versículos que realmente se referem a leviatã como uma criatura não fornecem informações suficientes para se tomar uma decisão de uma forma ou de outra a respeito de que tipo de criatura realmente era. Alguns comentaristas acreditam que leviatã era um crocodilo por causa das referências a suas escamas, mas não há como se afirmar concretamente o que ele é (Jó 41: 1,2-7; 15-21):

Poderás tirar com anzol o leviatã, ou ligarás a sua língua com uma corda? Podes pôr um anzol no seu nariz, ou com um gancho furar a sua queixada.  Encherás a sua pele de ganchos, ou a sua cabeça com arpões de pescadores? Põe a tua mão sobre ele, lembra-te da peleja, e nunca mais tal intentarás. Eis que é vã a esperança de apanhá-lo; pois não será o homem derrubado só ao vê-lo? As suas fortes escamas são o seu orgulho, cada uma fechada como com selo apertado. Uma à outra se chega tão perto, que nem o ar passa por entre elas. Umas às outras se ligam; tanto aderem entre si, que não se podem separar. Cada um dos seus espirros faz resplandecer a luz, e os seus olhos são como as pálpebras da alva. Da sua boca saem tochas; faíscas de fogo saltam dela. Das suas narinas procede fumaça, como de uma panela fervente, ou de uma grande caldeira. O seu hálito faz incender os carvões; e da sua boca sai chama.

 

No livro de Salmos 74:14:  Fizeste em pedaços as cabeças do leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes do deserto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário