Páginas

Seguidores

Número de Visitantes

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Adão e Eva tinham umbigo?




Se a resposta é sim, cabe a pergunta: a incubadora ou útero em que foram gerados era de carne e ossos ou um útero espiritual? Se a opção é a segunda, como seriam alimentados por matéria orgânica por um duto espiritual?

Se não, também cabe outra pergunta: eles não eram humanos como nós? Assim, os umbigos de Adão e Eva nos levam para questões primordiais: saber que tipo de seres humanos eles eram e se de fato ali no texto trata-se de dois seres humanos ou apenas de símbolos do masculino e feminino.

Se o texto é literal, então temos elementos bastante complexos a investigar: eram de pele branca, morena ou negra? Quem os criou? Quem os ensinou a falar? Qual era o idioma que o primeiro casal falava? Eles tiveram infância ou lá foram colocados adultos?

A igreja cristã dos tempos medievais não sabia lidar com isso e mandou cobrir o umbigo e o sexo em algumas pinturas da época. Mandou colocar folhas de videira ou lençóis branquinhos nas pinturas de forma a eliminar os problemas umbilicais.
Adão continuava pintado como um homem branco, mesmo tendo surgido no Oriente Médio. Temos aí um outro embate, uma vez que os registros mais antigos da espécie humana colocam o início do homem na África. Criacionismo ou Evolucionismo? Eis outra grande questão a ser respondida. Os adeptos da teologia tradicional se abraçam a primeira opção. Os que se baseiam em dados científicos, uma vez que a Bíblia não é um manual de ciências naturais, se abraçam a segunda.


Reserve o seu:
ethel.editora@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário