Páginas

Seguidores

Número de Visitantes

sexta-feira, 18 de maio de 2012

PERGUNTAS A SEREM RESPONDIDAS PELOS TEÓLOGOS:

 Foi DEUS quem instituiu os sacrifícios de animais na Bíblia? 

Havia sacrifícios humanos no Antigo Testamento?
  • Deus aprova sacrifícios de animais (Estas citações na Bíblia  falam da  necessidade de sacrifícios de sangue para se alcançar aprovação diante de Deus):
“E Noé edificou o altar ao Senhor e tomando de todos os animais e de todos os animais e de todas as aves puras, ofereceu-os em holocausto sobre  o altar. E recebeu um suave odor e disse: não amaldiçoarei mais a terra por causa dos homens, porque os sentidos e os pensamentos do coração do homem são inclinados para o mal desde a sua mocidade” (Gn 8:20-21;).

“Oferecerás cada dia um novilho  em expiação pelo pecado” (Ex 29:36;).

“Aos dez deste sétimo mês será o dia solene das expiações [...]  e oferecereis holocausto”
 (Lv 23:27;).
  • Deus desaprova ofertas queimadas e sacrifícios de animais:
“Para que me trazeis vós incenso de Sabá e cana suave de terra longínqua? As vossas ofertas queimadas não são aceitáveis nem os vossos sacrifícios me agradam” (Jr 6:20;).

“Porque eu não falei com vossos pais, nem lhes mandei, no dia em que os tirei da terra do Egito, coisa alguma sobre ofertas queimadas e sacrifícios” (Jr 7:22,23;).

“De que me serve a mim a multidão de sacrifícios? Já estou farto delas” (Is 1:11,13;).

NOTA: Afinal, DEUS aceitava ou não estes sacrifícios?
  •  E quanto a sacrifícios humanos? Havia esta prática no Antigo Testamento?
  • DEUS pede que Abraão sacrifique seu filho:
 “Então disse Deus: Toma o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas e vai á terra de Moriá e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te mostrarei(Gn 22:2;).

No caso de Abraão, a prática não chegou a ser praticada, mas vemos aí a intenção. Quantos outros aconteceram? Fica claro que esta era uma prática comum na cultura época.  Se foi o Deus Criador que a ele solicitou o pedido, eu duvido. 
  • O juiz Jefté ofertou sua única filha em *holocausto á Yahweh por ter vencido os amonitas, numa descrição dramática e dolorosa: 
 “E Jefté fez um voto ao Senhor: Se totalmente entregares os filhos de Amon nas minhas mãos, qualquer que, saindo da porta da minha casa, me vier ao encontro, voltando eu vitorioso dos filhos de Amon, esse será  do Senhor e o oferecerei em holocausto..." (Jz 11:30-40;).

*NOTA: Entre os hebreus, sacrifício em que a vítima era totalmente consumida pelo fogo.
Fonte: http://www.dicionarioweb.com.br/holocausto.html
  • A Crucificação de Sete Homens:
 Nos dias de Davi uma seca de três anos assolou Israel, então ele consultou o oráculo e veio a resposta: 

“O Senhor respondeu-lhe: Isto aconteceu por causa de Saul e da sua casa sanguinária, porque mataram os gibionitas” (II Sm 21:1;).

Então o rei Davi entregou sete filhos de Saul para serem crucificados e oferecidos a Deus pelos gibeonitas, já que Deus (não me pergunte qual), lhe havia dito que aquela escassez era devido a forma cruel como Saul procedera para com os gibeonitas. 

“E (Davi) entregou-os aos gibionitas, que os crucificaram no monte diante do Senhor. Assim acabaram estes sete homens [...]” (II Sm 21:9;).

Por mais incrível que pareça depois da crucificação daqueles homens o Deus de Davi se acalmou e as coisas voltaram ao normal, acabou a seca. Leia:

“[...] e Depois disto Deus se aplacou para com a terra” (II Sm 21:1-13;).  
  • Deus  exige o despojo dos medianitas, tanto animais como pessoas:
 “Disse o Senhor a Moisés: Faze, juntamente com Eleazar, o sacerdote e com os cabeças das casas paternas da congregação, um inventário de tudo o que foi tomado, tanto de homens com de animais, e divide a presa em duas metades, uma para os soldados que foram à guerra e outra para toda a congregação.  Então para o Senhor tomarás o tributo [...] tanto de pessoas, como de bois, de jumentos e de ovelha” (Nm 31:25;).
  • O inventário
Total –  675.000 ovelhas - 72.000 bois - 61.000 jumentos – 32.000 mulheres virgens.
  • Parte do despojo dos filhos de Israel entregue aos levitas:
337.000 ovelhas – 36.000 bois – 30.500 jumentos – 16.000 mulheres. 
  • Oferta ao Senhor (1 de 50):
 5875 ovelhas – 648 bois – 274 jumentos – 288 mulheres.
  • Parte do despojo dos soldados entregue ao sacerdote:
337.000 ovelhas – 36.000 bois – 30.500 jumentos – 16.000 mulheres.
  • Oferta ao Senhor (1 de 500):
 675 ovelhas – 72 bois – 61 jumentos – 32 mulheres.
  • Total de mulheres ofertadas  ao Senhor:
  288 + 32 = 320 mulheres virgens

Nota: “De que modo estas mulheres foram ofertadas à Yahweh? De forma sacrificial, será? ”



3 comentários:

  1. 1 - o primeiro, leia as passagens de Jeremias. Deus falava coisas do tipo "não é de sacrificios que eu falei! eu falei é de me obedecer! vocês tão fazendo sacrificio até para a rainha dos céus!"

    2 - Deus pede a abraão antes da lei, mas o retira. Depois, se bem me lembro na lei fala que é proibido. tem uma passagem pós-lei onde Deus fala "isso nunca me passou a mente, nem nuca pedi isso". O livro de juizes é exatamente um livro sobre coisas estranhas que foram feitas na época em que, segundo o próprio livro "cada um fazia o que achava melhor aos seus olhos". O não fazer o que é ideal aos olhos de Deus não impediu sansão de ter vitórias, nem jefté.
    Não há explicita declaração de aprovação da parte de Deus.

    3 - Sim, havia uma cultura de que os filhos sofriam pelos crimes dos pais. embora isso fosse oficialmente proibido por lei.

    4 - Vc supõe que elas foram sacrificadas, mas a cultura bíblica e da lei como um todo mostra que eles sacrificavam animais,não pessoas.

    ResponderExcluir

  2. Crucificação de Sete Homens

    Nos dias de Davi uma seca de três anos assolou Israel, então ele consultou o oráculo e veio a resposta:

    “O Senhor respondeu-lhe: Isto aconteceu por causa de Saul e da sua casa sanguinária, porque mataram os gibionitas” (II Sm 21:1;).

    Então o rei Davi entregou sete filhos de Saul para serem crucificados, sacrificados (enforcados) e oferecidos a Deus pelos gibeonitas, já que Deus (não me pergunte qual), lhe havia dito que aquela escassez era devido a forma cruel como Saul procedera para com os gibeonitas.
    “E (Davi) entregou-os aos gibionitas, que os crucificaram no monte diante do Senhor. Assim acabaram estes sete homens [...]” (II Sm 21:9;).
    "et dedit eos in manus Gabaonitarum: qui crucifixerunt eos in monte coram Domino: et ceciderunt hi septem simul occisi in diebus messis primis, incipiente messione hordei". Versão em latim da Vulgata Latina.

    Por mais incrível que pareça depois da crucificação daqueles homens o Deus de Davi se acalmou e as coisas voltaram ao normal, acabou a seca. Leia:

    “ [...] e Depois disto Deus se aplacou para com a terra” (II Sm 21:1-13;).
    http://1000facesdabiblia.blogspot.com.br/2014/08/os-sacrificios-humanos-na-biblia.html

    ResponderExcluir
  3. Em Ezequiel 20:25-26; encontramos uma tentativa de explicar a razão pela qual Deus os fez cometer tais atos:

    “Dei-lhes então estatutos que não eram bons e normas pelas quais não alcançariam a vida. Contaminei-os com as suas oferendas, levando-os a sacrificarem todo primogênito, a fim de confundi-los, de modo que ficassem sabendo que eu sou Yahweh”.

    Como você leu acima o profeta Ezequiel admitia a prática macabra de sacrifícios de crianças entre o seu povo e que as práticas eram baseadas em um ordenamento divino, ou seja, faziam parte do plano de Deus:

    “Permiti que se manchassem as suas ofertas, quando para expiação dos seus pecados ofereciam os seus primogênitos” (Ez 20:26).

    ResponderExcluir