Páginas

Seguidores

Número de Visitantes

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Raízes Pagãs do Cristianismo - Parte I


No mundo Greco-romano, muitos séculos antes de onde o Cristianismo tempo depois floresceria, o culto dominante era  o de um salvador pregado numa cruz, culto da divindade pagã da fertilidade Osiris-Dionisius, que sofreu perseguição, morreu e então ressuscitou. Foi só depois do 5° século que Jesus aparece numa cruz, antes deste tempo Jesus aparecia como o pastor, associado á   figura do peixe, mas nunca numa cruz.
   

As mais antigas representações da cruz cristã aparece associada á imagem de Dionísius, como este grafiti que foi achado atrás de um pilar em Roma durante o 2° século A.C.

A cruz adotada pelo cristianismo é um dos mais antigos ícones da humanidade, entre hindus, budistas, gregos e egípcios. Há 15 séculos antes da era cristã ela já era usada como amuleto sagrado. Aquelas culturas comemoravam a ressurreição do sol no equinócio vernal (Páscoa), a cruz simbolizava os quatro pontos cardeais.

(Wilkinson's Egyptians, Sir John Gardner Wilkinson 1837-41)

“A mitra papal que os papas usam é a mesma usada pelos sacerdotes de Dagon, o deus-peixe dos antigos habitantes da palestina e babilônios. ”The Two Babylons ; Alexander Hislop;  p. 215

No ano 133 A.C., o culto solar babilônico foi trazido á Roma por Atallus III. Seus símbolos foram incorporados ao culto de Ceaser e mais tarde ao catolicismo romano. A religião babilônica penetrou tão profundamente em Roma que esta passou a ser chamada de “nova Babilônia”. Seguindo a conquista da Mesopotâmia pelos persas, o sacerdócio alcançou a Ásia Menor, Pergamo, e no templo de Zeus, os mistérios babilônicos foram incorporados ás crenças locais. 

As estátuas dos deuses do Panteão grego estão agora no Museu do Vaticano, com exceção da grande estátua de Júpiter que está assentada num trono na basílica de São Pedro em Roma.  Milhares de peregrinos beijam os pés de  Júpiter pensando que esta é a estátua do apóstolo Pedro. 


By W.X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário