Páginas

Seguidores

Número de Visitantes

sexta-feira, 2 de março de 2012

Sacrifícios de Sangue: a Deus ou ao Diabo? Parte I

Quando Abraão habitava em Ur dos sumérios, inúmeras civilizações já não mais figuravam no palco da história e muitas outras ainda construíam a sua (assírios, babilônios, caldeus, egípcios, chineses, olmecas, indianos, minoanos, o povo de Tiahuanaco etc), portanto, apresentar as leis que aparecem no Antigo Testamento como reveladas pelo Todo-Poderoso é acima de tudo desconhecimento histórico.

Dizer onde se originou as práticas sacrificiais de animais ou humanas – é tarefa impossível, mas podemos afirmar que esta prática já estava enraizada em muitas culturas tanto na meso-américa, Palestina em como na África. Vamos dar uma olhada na Bíblia onde no livro de Levítico os sacrifícios de sangue são instituídos:

Instituição das Ofertas de Sangue

“Não tardarás em oferecer de tua abundância e do teu sacrifício. O primogênito de teus filhos, tu mo darás. Farás o mesmo com os teus bois e com tuas ovelhas: durante sete dias ficara com a mãe e no oitavo dia mo darás” (Ex 22:28-29;).


“Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum de vós apresentar oferta ao Senhor, trareis as vossas ofertas de gado ou de ovelhas. Porá a mão sobre a cabeça do holocausto, para que este seja aceito a favor dele, para sua expiação” (Lv 1: 2,3;).


“Tudo que é consagrado ao Senhor, seja um homem ou animal ou um campo não se venderá, nem se poderá resgatar. E toda a coisa consagrada por um homem será posta a morte” ( Lv 27:28,29;).


Os animais oferecidos eram mortos claro, mas de que forma eram os primogênitos ofertados? Apenas de forma simbólica? Eram ofertados da mesma forma que Isaque, filho de Abraão? 

Veja a problemática aumentar com o próximo versículo:

“Permiti que se manchassem as suas ofertas, quando para expiação dos seus pecados ofereciam os seus primogênitos” (Ez
20:26;). 

Pai Oferece Filha em Holocausto


O juiz Jefté matou sua única filha em holocausto á Yahweh por ter vencido os amonitas, numa descrição dramática e dolorosa:


“E Jefté fez um voto ao Senhor: Se totalmente entregares os filhos de Amon nas minhas mãos, qualquer que, saindo da porta da minha casa, me vier ao encontro, voltando eu vitorioso dos filhos de Amon, esse será do Senhor e o oferecerei em holocausto...Vindo Jefté á Mispa , á sua casa, a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças. Era filha única. Não tinha ele nem outro filho nem filha. Quando a viu rasgou as suas vestes e disse: Ah! Minha filha! Muito me abatestes, és a causa da minha calamidade, porque fiz voto ao Senhor e não voltarei atrás. Respondeu ela: Pai meu, fizeste voto ao Senhor. Faze de mim segundo o teu voto, agora que o Senhor te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amon. Concede-me este único pedido: deixa-me por dois meses que vá e desça pelos montes e chore a minha virgindade eu e as minhas companheiras. Ao fim de dois meses, ela voltou a seu pai, o qual cumpriu nela o voto que tinha feito” (Jz 11:30-40;).


É bom lembrarmos que está no livro do Gênesis a origem das práticas sacrificiais e a necessidade destes sacrifícios de sangue para agradar a Deus, precedem a pseudo-lei mosaica, veja:


“Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura. Atentou o Senhor para Abel e para sua oferta, mas para Caim e para sua oferta não atentou” (Gn 4:3-4;).


Por que o Deus do Gênesis não aceitou a oferta de Caim? Porque ela não tinha sangue. Me espanta a predileção deste Deus por sangue. Leia:


“Então edificou Noé um altar ao Senhor e tomando de todos os animais limpos e de todas as aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar. O Senhor sentiu o suave cheiro e disse em seu coração: não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem [...]” (Gn 8:20,21;). 


                                                                   By W.X. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário