Páginas

Seguidores

Número de Visitantes

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A Aliança de Abraão, foi com Deus ou Extraterrestres?

Há certas passagens na Bíblia que parecem ser tão insignificantes que sobre elas muito pouco ou quase nada se explica, mas os questionamentos vão surgindo e todo estudioso deve persistir se quiser matar a charada, a passagem que segue é uma delas. Para que mais luz seja lançada sobre a minha argumentação e para que não paire dúvidas sobre o que o texto quer dizer, trago cinco versões bíblicas diferentes para facilitar a nossa interpretação:
 
“Quando, pois, se pôs sol, formou-se uma escuridão tenebrosa e apareceu um forno fumegante e uma lâmpada ardente que  passava pelo meio dos animais divididos. Naquele mesmo dia, fez o Senhor a aliança com Abrão...” Gn 15:17,18;Bíblia Popular – Edições Paulinas.

 “E aconteceu que quando o sol baixou e escureceu uma fornalha fumegante e uma lâmpada incandescente passou por aqueles pedaços. No mesmo dia o Senhor fez uma aliança com Abrão...”Bíblia King James inglesa  de 1611.

“E sucedeu que, posto o sol, houve densas trevas e eis um fogareiro fumegante e uma tocha de fogo que passou entre aqueles pedaços. Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão...” Bíblia Edição revista e atualizada no Brasil –  João Ferreira de Almeida – Sociedade Bíblica  do Brasil.

“A noite caiu e veio a escuridão. De repente, apareceu um braseiro que soltava fumaça e uma tocha de fogo. E o braseiro e a tocha passaram pelo meio dos animais partidos. Nesta mesma ocasião o Senhor Deus fez uma aliança com Abrão...” Bíblia - Nova Tradução na linguagem de hoje – Sociedade Bíblica  do Brasil.
    
“E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão e eis um forno de fumo e uma tocha de fogo, que passou por aquelas metades. Naquele mesmo dia fez o Senhor um concerto com Abrão...” Bíblia edição revista e corrigida – tradução João Ferreira de Almeida – Imprensa Bíblica Brasileira.

Os termos aplicados ao objeto não identificado avistado:

1º. Forno fumegante - lâmpada ardente
2º. Fornalha fumegante - lâmpada incandescente
3º. Fogareiro fumegante - tocha de fogo
4º. Braseiro que soltava fumaça - tocha de fogo
5º. Forno de fumo - tocha de fogo

Comentário:

O  escriba que  registrou o fato acima,  mesmo não tendo a mínima idéia do que havia presenciado, achou que seria importante mencionar tal fenômeno, provavelmente para dar mais credibilidade  a aliança feita por Abrão. O próprio Ezequiel  também não deve ter compreendido a visão que registrou no primeiro capítulo do seu livro, isto também  deve ter ocorrido com muitos outros escribas do passado,  como observamos em muitos escritos sagrados da antiguidade, onde encontramos relatos de difícil interpretação.

Mas qual a relação entre o fenômeno relatado e a aliança de Abrão com o seu Deus? A expressão “naquele mesmo dia,” demonstra que o redator do texto achava que havia uma conexão entre o fenômeno avistado e o que ocorreu depois,  ou seja   a aliança ou concerto, entre o patriarca hebreu e o seu Deus. 

Foi uma manifestação do Todo-Poderoso ou de seres extraterrestres? No final você mesmo fará sua conclusão. Você pode estar dizendo, “claro que foi um sinal de Deus, deixe de ser incrédulo!” Uma interpretação simplória é o caminho mais fácil, mas não quer dizer que seja o mais correto. Os que conhecem o meu estudo “Anjos, Deuses ou Ets?”, sabem do que estou falando, pois nele demonstro de forma definitiva as seguintes questões:

•    As manifestações descritas na Bíblia como sendo a do próprio Todo-Poderoso, na verdade são aparições de seres que a tradição hebraica denominou de Elohim (deuses). No livro de Jó, por exemplo, a palavra aplicada para Deus é “Eloah”, que muitos lingüistas afirmam ser a forma singular da palavra citada anteriormente.. 

•    O termo traduzido por anjo no português é “malachim” no hebraico,  e só quer dizer “mensageiros, enviados”, não se refere a graduação ou nível destes, é um termo genérico.

•    No Velho Testamento o termo anjo não se refere a seres espirituais, já que estes na maioria das ocasiões em que aparecem se alimentam e fisicamente em nada diferem dos seres humanos, apesar de demonstrarem capacidade superior.

•    Os filhos de Deus do Gênesis capítulo 6, literalmente – “filhos dos deuses – bene ha Elohim”, tiveram relações sexuais com as mulheres dos homens, fato que está bem esclarecido no livro de Enoque, de onde esta história foi extraída, bem como toda visão bíblica sobre os anjos.

Aqueles que estudam e conhecem os milhares de registros sagrados, onde também aparecem fenômenos como o descrito nesta passagem, discordam  que tal manifestação seja a do Todo-Poderoso,  pois casos semelhantes registraram os escritores romanos, gregos, chineses, egípcios etc., lembro o caso do faraó Akenaton (Amenofis IV), que depois de presenciar um fenômeno  semelhante chegou a alterar a sua visão religiosa, criando uma religião monoteísta numa sociedade totalmente politeísta, chegou inclusive a construir uma nova capital para o seu reino – Tell-El-Amarna – em homenagem ao seu Deus.
 
Temos no texto a descrição de um objetos enigmático sem dúvida. Afinal, o que o escriba, estava querendo  descrever?
 
Uma outra razão me faz duvidar que tenha sido uma manifestação do Todo-Poderoso neste episódio. A fragilidade da base na qual se sustenta tal aliança. Analise comigo: por mais incrível que possa parecer, o sinal da aliança era o corte do prepúcio do órgão genital, mas se tal prática era tão fundamental, por que nada foi mencionado a Moisés no Monte Sinai, tratava-se de deuses diferentes? 

E se era uma aliança com toda a raça humana por que só os judeus  praticam a circuncisão? Por que Jesus nada falou sobre ela? 

Este Deus com o qual Abrão fez aliança, foi o mesmo que lhe pediu o sacrifício do seu filho Isaque? Decida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário