Páginas

Seguidores

Número de Visitantes

terça-feira, 17 de abril de 2012

A ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­serpente na Bíblia: símbolo positivo ou negativo?


Negativo:

“Disse, pois o Senhor Deus á serpente: Porque fizeste isto, maldita és [...]” (Gn 3:14;).


“Despedaçou a serpente de bronze que Moisés fizera, pois até aquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso [...]” ( II Reis 18:4;).


“[...] a antiga serpente que se chama diabo e Satanás, que engana todo mundo” (Ap 12:9;).


Positivo:


“Portanto sede prudentes como as serpentes [...]” (Mt 10:16;).

“Disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente de bronze e põe-na sobre uma haste.Todo aquele que for mordido e olhar para ela viverá” (Nm 21:8;).


Nota: Como você deve ter analisado, alguns versos bíblicos a apresentam como um símbolo negativo, é amaldiçoada e até apontada como ícone do príncipe da trevas. 


Mas em outros, como no episódio do livro de Números, o Deus bíblico envia serpentes para picar o povo mas depois orienta Moisés a confeccionar uma de bronze e usá-la como amuleto mágico, o qual seria capaz de produzir cura aos que para ela olhassem. 

Encontramos aí o próprio Deus bíblico ensinando ao seu servo uma simpatia, prática tão contestada pelos cristãos hoje em dia. 

Mas no livro de II reis aquela serpente de bronze feita por Moisés é destruída pelo rei Ezequias com se fosse um símbolo do mal. O texto também diz que ele está fazendo algo que reto aos olhos de Deus. 

A pergunta final é: 

Teria sido o Todo-Poderoso responsável por todas estas contradições?

Nenhum comentário:

Postar um comentário