Páginas

Seguidores

Número de Visitantes

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Quem foi o avô de Jesus?

Na genealogia de Mateus 1:16; Jesus e é apresentado como sendo neto de Jacó, pai de José. 

Já em Lucas 3:23; o avô paterno de Jesus é Heli, pai de José.

“Jacó gerou a José, marido de Maria da qual nasceu Jesus que se chama Cristo” (Mt 1,16;).


“Ora, o mesmo Jesus tinha quase trinta anos quando começou seu ministério. Era, como se cuidava, filho de José, filho de Heli” (Lc 3:23;).


Os Evangelhos contém duas genealogias de Cristo, uma em Mateus e outra em Lucas. Mateus dá a genealogia na ordem direta ou descendente, começa em Abraão, Mt 1:1-16; e Lucas, na ordem ascendente ou inversa 3: 23-38.

 As duas têm como objetivo provar os direitos legais que Jesus tinha ao trono de Davi. Mateus dividiu a genealogia em três períodos: 3x14= 42 gerações. 

De Abraão à Davi, de Davi até o cativeiro na Babilônia; da Babilônia até Jesus Cristo. 

Em Lucas há quarenta e um nomes na linha descendente de Davi até Jesus, contra vinte e oito de Mateus. 

A de Mateus passa por Salomão e a de Lucas pelo seu irmão Natã. 
Mateus ao abrir o seu evangelho com a genealogia quer mostrar aos judeus que o seu mestre é o Messias e tem direito ao trono de Davi por ser seu descendente direto através de José, mas se o Cristo foi gerado sobrenaturalmente pelo Espírito Santo como advoga a igreja, este não tem sangue de José, portanto é inútil o seu argumento.

Assim nos resta uma pergunta: Será que Mateus ao escrever o seu evangelho não tinha esta informação ou não acreditava nela? Lucas deixa claro que Jesus era filho natural de José.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário