Páginas

Seguidores

Número de Visitantes

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Moisés não conheceu o Deus dos seus antepassados?


Conforme estas passagens (Gn 2:4; 4:26; 12:8; 15:2,8; 22:14-16; 26:25; 28:13;),  Deus já era conhecido como “Yahweh” muito antes do tempo de Moisés, mas...

No livro do Êxodo 3:13,14; Moisés demonstra não conhecer o nome do Deus dos seus antepassados, leia:
 
“Moisés disse a Deus: Eis que eu irei aos filhos de Israel e lhes direi: O Deus de vossos pais enviou-me a vós. Se eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes hei de responder?”

É estranho, pois no Gênesis o nome Yahweh já aparece no original. E não foi ele quem escreveu o tal livro? Será?

Primeiro foi Moisés quem disse que não conhecia o nome do Deus de seus antepassados. Agora neste próximo versículo é o próprio Deus quem diz que não foi conhecido anteriormente pelo nome Yahweh. Leia:

Disse mais Deus a Moisés: Eu sou o Senhor. Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó, como o Deus todo-poderoso, mas pelo meu nome, o Senhor (Yahweh), não lhes fui conhecido(Ex 6:2-3;).

Nota: Como não foi conhecido pelo seu nome Yahweh se vimos anteriormente que no livro do Gênesis por várias vezes seu nome aparece no original?  Ou o Deus bíblico se esqueceu  ou quem escreveu o livro do Êxodo não leu os registros do Gênesis, pois no Gn 15:2,8; é Yahweh que se manifesta a Abraão e no Gn 28:13; á Jacó. O fato de Moisés não ter conhecido o Deus dos seus ancestrais é porque certamente  não foi o autor dos textos a ele imputados. Confusos estes versículos, não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário