Páginas

Seguidores

Número de Visitantes

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Lúcifer refere-se ao Planeta Vênus ou ao Diabo na Bíblia?


File:Mengs, Hesperus als Personifikation des Abends.jpg


Lucifer aparece na versão biblica Vulgata Latina, significado: "Estrela da Manhã" termo aplicado ao planeta "Vênus".


No hebraico הֵילֵל hêlēl ou heylel ocorre só uma vez na Bíblia hebraica.


Na versão bíblica grega Septuaginta aparece como "Phosphoros", "Estrela da Manhã" ou "Portador de Luz."


Os Pais da Igreja tentaram encontrar a força uma menção á Lúcifer no V. Testamento e para isto, recorreram a um subterfúgio, enganando as ovelhas que crêem naquilo que lhes dizem e não lêem na Bíblia senão aquilo que as deixam ler.


Este subterfúgio hábil merece ser esclarecido, e pedimos ao leitor perdoar-nos pela necessária e pequena digressão. 

É nas profecias de Isaías, no capítulo 14, versículo 12, dizem os padres e pastores, que se faz menção ao príncipe das trevas sob o nome de  Lúcifer e eles citam o começo do versículo, mas falsificando-o por meio da tradução latina de S. Jerônimo, na sua versão bíblica chamada  “Vulgata”. 

Neste capítulo 14, Isaías, um profeta  furioso, cuja nação esteve por muito tempo cativa dos babilônios, exalou sua patriótica cólera e anunciou que aquele  reino sofreria uma decadência e seria destruído completamente. Eis aqui a passagem em questão:

“Pois o Senhor  terá  piedade de Jacó e escolherá ainda, Israel e ele restabelecerá  os israelitas em sua terra [...] Israel, tu zombarás do rei de Babilônia e tu dirás: Como repousa o tirano? Como descansa esta cidade que era toda de ouro? O Eterno quebrou o bastão dos maus e a vara dos dominadores [...] Ele fará levantar de seu lugar todos os principais da Terra, todos os reis das nações. Eles tomarão a palavra e dirão ao rei de Babilônia: Tu tens sido também como nós, enfraquecido! Tu te tornaste semelhante nós! Fez-se descer tua magnificência ao sepulcro, com barulho de teus instrumentos; estás deitado sobre um colchão de vermes e os insetos asquerosos te cobrem!” Versos  1-11;

Como caíste do Céu, ó Ethel, astro que te levantas de manhã? Tu que calcavas as nações, foste achatado como a terra [...] Tu dizias em teu coração: Eu subirei até os Céus, elevarei meu trono acima das estrelas do Deus forte, sentarei sobre a montanha da assembléia ao lado de Aquilon [...] E todavia te fizeram descer ao sepulcro, ao fundo da fossa. Aqueles que te vieram ver, te olharão, dizendo: Não estás aqui o homem que fazia tremer a Terra e que sacudia os reinos, que reduziu o mundo a um deserto, que destruí as cidades e que não dava liberdade aos seus prisioneiros? Todos os reis das nações, todos quantos são, cada um que em seu palácio. Mas tu foste jogado longe de teu sepulcro, como um tronco apodrecido, como roupa de defunto, trespassado com a espada, que são jogadas entre as pedras de um fosso, e como corpo calcado aos pés.”  Versos 12-19;

“Muita ousadia é necessária  para  dizer que Isaías falava de Lucifer-Satã, no capítulo 14. É do rei de Babilônia que se tratava,  tudo foi dirigido ao rei de Babilônia, única e exclusivamente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário