Páginas

Seguidores

Número de Visitantes

sexta-feira, 29 de junho de 2012

História Mal Contada dos Anjos


Segue algumas  das mais complexas passagens, cuja origem é o livro de Enoch, que trata de forma mais ampla sobre a questão dos anjos caídos: 

“Quando naqueles dias os filhos do homem se multiplicaram, suas filhas nasceram elegantes e belas. E quando os anjos, os filhos do céu, contemplaram-nas ficaram enamorados, dizendo uns aos outros: Vamos, escolhamos para nós esposas entre a progênie dos homens para com elas gerarmos crianças.”  Gn 6:2-4; Enoch 7:1-2; 
  
O profeta Enoch, no livro que tem o seu nome, descreve claramente sua viagem interplanetária. No capítulo 19, verso 1 e 2 aparece uma menção sobre o fato acima:

“Então disse Uriel: Eis os anjos  que coabitaram com as mulheres  e que designaram seus líderes. E, sendo numerosos em aparência, fizeram os homens errarem, oferecendo sacrifícios aos demônios como a deuses”.  

No  livro “Os Segredos de Enoch”(18:1-3), uma explicação intrigante sobre a queda dos anjos:

“Os homens conduziram-me ao quinto céu e lá me deixaram. Contemplei um número infinito de soldados, chamados Grigori, semelhantes a seres humano, porém ainda maiores que os gigantes. Suas faces não tinham vida e o silêncio de suas bocas era perpétuo. Eles não executavam serviço nenhum no quinto céu. E eu disse aos que me acompanhavam: Por que são tão melancólicos e lacônicos estes homens? E eles me disseram: Estes são os Grigori, que com seu príncipe, Satanás (enganador), rejeitaram o Senhor da luz, juntamente com aqueles que estão aprisionados no segundo céu. E três deles desceram desde o trono do Senhor até a Terra, ao lugar chamado Ermon e quebraram seus votos, conhecendo as filhas dos homens, tomando-as como esposas e corrompendo a Terra com seus atos. E geraram gigantes, seres enormes e cruéis”.  
      
 O capítulo 8 do livro de Enoch  fala o que os nephilins ensinaram aos homens:

“Azazyel ensinou os homens a fabricar espadas, facas e escudos, ensinou-os a produzir espelhos, braceletes e ornamentos para as mulheres, a utilizar pintura para embelezar as sobrancelhas e pedras de todos os tipos e valores, a manusear toda sorte de corantes, fazendo todas estas coisas para alterar o mundo. A impiedade aumentou, a fornicação multiplicou-se e eles transgrediram e corromperam todo os seus caminhos. Amazarak ensinava todos os encantos e propriedades das raízes; Armers, ensinava feitiçarias. Barkayal ensinava observação das estrelas; Akibeel ensinava signos; e Asaradel ensinava sobre o movimento da lua.”  

Muitos textos bíblicos demonstram a corporeidade ou materialidade dos anjos. Mas quem seriam os anjos (malachim no hebraico = mensageiros, enviados), seres de outras dimensões ou de outros sistemas planetários?  É bom não esquecermos que em centenas de passagens na Bíblia o termo anjos é aplicado genericamente, sem nenhuma intenção do escriba de especificar seu grau de hierarquia. Lembro também que os textos bíblicos falam tanto de seres espirituais de dimensões elevadas como de seres interplanetários e os textos do livro de Enoch parece ter influenciado profundamente  os escribas da Bíblia. 

Enoch fez uma viagem interplanetária, ou seja, viajou em uma nave; o texto é claro quanto a isto, “Revelei-te todos os mistérios. Viste o sol, a lua e os que controlam as estrelas do céu, os que comandam suas operações, estações e movimentos” (Enoch 79:2;). 

A segunda parte deste livro conhecido como, “Os Segredos de Enoch”, também nos fala do ocorrido, “Aqueles homens me mostraram outro curso, o da lua...” e prossegue:

E aqueles dois homens me elevaram até o sétimo céu e lá contemplei uma grande luz e tropas impetuosas de poderosos arcanjos, forças incorpóreas, domínios, ordens, governantes, querubins, serafins e tronos”. (16:1; 20:1;)

Passagens bíblicas enigmáticas:

·         Andou Enoch com Deus; e já não era, porque Deus o tomou para si”. Gn 5:24;

·         Indo eles andando e falando, de repente um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro e Elias subiu ao céu num redemoinho.” II Reis 2:11;

·         Naquela mesma noite saiu o anjo do Senhor e feriu no arraial dos assírios cento e oitenta e cinco mil deles.” II Reis 19:35;

·         Estando eu, digo, ainda falando na oração, o homem Gabriel que eu tinha visto na minha visão ao princípio veio voando rapidamente.” Dn 9:21;

·         Levantei os olhos, olhei e vi um homem vestido de linho e os seus lombos com ouro fino de Ufaz. O seu corpo era como berilo, o seu rosto parecia um relâmpago, os seus olhos eram como tochas de fogo, os seus braços e os seus pés como o brilho do bronze polido e a voz de suas palavras como  a voz de uma multidão.” 10:5-6;

Os anjos aparecem tardiamente na teologia judaica, influenciada pelas culturas mais marcantes do médio e extremo oriente, como a persa e a indiana, por exemplo. Os livros mais antigos da Bíblia falam vagamente de seres divinos chamados malach (malachim–plural no hebraico e aggelos no grego), de mesmo significado: enviados, mensageiros. Estes são apresentados como regentes do mundo juntamente com Deus e frequentemente identificados com o autor da mensagem da qual são portadores, sendo inclusive adorados com a face no pó por Abraão, Ló e Josué.

Seriam viajantes de outros sistemas solares? Aos poucos descortinaremos esta história.

Do livro Aliens ou Anjos? By W.X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário