Páginas

Seguidores

Número de Visitantes

sábado, 21 de maio de 2011

O QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE O ALÉM TÚMULO?


A Bíblia é verdadeiramente uma colcha de retalhos. Fica difícil até para especialistas chegarem a um acordo sobre determinadas doutrinas e dogmas cristãos. Uma vírgula faz enorme diferença. Tem até um versículo muito usado como exemplo:

Te digo hoje, estarás comigo no paraíso! (futuro)

Te digo, hoje estarás comigo no paraíso! (presente)

Imagine quando as pessoas comuns querem dar o seu palpite. O conto que segue é bem ilustrativo sobre o que pode acontecer:

O morto era benquisto e todo mundo queria que o tal estivesse em bom lugar, como se diz, passado dessa para uma melhor. Umas distintas senhoras lá estavam bendizendo o falecido:

- Ele foi um bom homem, já deve ter adentrado a morada celestial. Dizia uma.

Sem querer chamar atenção, sussurrou a sua ex-mulher:

- No máximo ele está no purgatório, purgando os seus pecados, vai ser preciso muitas velas para iluminar o seu caminho.

Uma senhora evangélica, já empunhando a sua Bíblia orelhuda, sem nenhuma cerimônia meteu o bico:

- Não, senhora! Não tem esse negócio de purgatório não minha filha! A pessoa ou vai direto pro céu ou pro inferno, não tem meio termo. Não adianta nem acender um caminhão de vela para alumiar o caminho do pobre! Veja o que diz a minha Bíblia:

“Os ímpios serão lançados no inferno e todas as gentes que se esquecem de Deus” (Sl 9:17;).

Jesus também falou:

“[...] mas os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes” (Mt 8:12; ).

A evangélica toda empolgada continuou:

- Vejam minhas irmãs, que beleza! Um dos homens crucificado com Jesus foi salvo do inferno na última hora porque o aceitou:

“Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23:43;).

Com uma voz meiga, uma jovem senhora, kardecista convicta, educadamente interrompeu:

- O espírito do falecido está aqui, percebo a sua energia entre nós. Ele está observando um pouco assustado, toda essa situação e a reação dos seus entes queridos.

O cantinho das religiosas estava animado. De repente uma sorridente senhora se aproximou com ar de quem daria um fecho a conversa. Ela era de uma dessas seitas, cujos membros dizem não ser nem evangélicos nem católicos.

Assim ela se introduziu:

- Se me fosse permitido gostaria de acrescentar um pequeno detalhe ao que já foi exposto. O apóstolo João escreveu o seguinte sobre o tema:

“Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo” (Jo 5:28,29;).

- Queridas! Viram, o que apóstolo João disse? Vem a hora em que...isto quer dizer que ela ainda não veio!

- O apóstolo Paulo também deu o seu recado:

“Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado [...] e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois, nós os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor” (I Ts 4:15-17;).

- Atentem! Se os que morreram ressuscitarão e este verbo significa viver de novo, quer dizer que estes não estão conscientes em lugar nenhum. De modo algum os que estão vivos precedem os que já dormem, nem o contrário, portanto ninguém está no céu nos braços de Jesus como se pensa!

Não é muito comum os agnósticos, ou ateus se revelarem em ocasiões como estas, mas naquela noite havia um de plantão. Não resistindo, sem pedir licença disse:

- Na Bíblia de vocês tem um texto que Nietsche e Karl Marx gostavam muito no livro do Eclesiastes:

“Porque o que acontece aos filhos dos homens, isso mesmo também acontece aos animais; a mesma coisa lhes acontece. Como morre um, assim morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego e nenhuma vantagem têm os homens sobre os animais...Quem sabe se o espírito do homem vai para cima e se o espírito dos animais desce para a terra?...pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele? Os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma; não têm jamais recompensa, pois a sua memória ficou entregue ao esquecimento” (Ec 3:19,20,22c; 9:5;).

Na metade da intervenção bombástica do desconhecido, as senhoras já incomodadas se retiravam sem ao menos dar tchauzinho. Mas tiveram que ouvir:

- Isso mesmo senhoras! Vão pra casa fazer café que o guardamento já está no final mesmo! E não atrasem o pagamento do plano funerário, o dia de amanhã não nos pertence!

Nota: A base para a crença católica no purgatório está neste verso bíblico:

“[...] a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão.Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo” (I Co 3:13-15;).

Uma das bases bíblicas para a crença espírita sobre a possível interferência dos espíritos desencarnados no mundo está, entre outras, nestas citações bíblicas:

“Disse o rico: mas se alguns dos mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Respondeu Abraão: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão que algum dos mortos volte a vida” (Lc 16:30-31;).


“Um espírito passou por diante de mim e fez-me arrepiar os cabelos do corpo. Parou ele, mas não consegui discernir a sua aparência. Um vulto estava diante dos meus olhos e ouvi uma voz abafada. Pode o homem mortal ser mais justo que Deus? Pode o homem ser mais puro do que seu Criador? Se Deus não confia nos seus servos e aos seus anjos atribui loucura, quanto mais aos que habitam em casas de lodo, cujo fundamento está no pó que são esmagados como traça! Entre a manhã e a tarde são despedaçados; despercebidos, perecem para sempre. Não são arrancadas as cordas da sua tenda, de modo que morrem sem sabedoria?” (Jó 4:15-21;)


Foi apenas uma tentativa de mostrar como usando textos da própria Bíblia fica impossível chegarmos a um acordo. Até...

Nenhum comentário:

Postar um comentário