O livro mais antigo da Bíblia está bem no meio do Antigo Testamento. É o Livro de Jó.
O Livro de Jó e a Aposta entre Deus e o Diabo
O Livro de Jó é um dos livros menos lidos da Bíblia, apesar do fato de ser referenciado repetidamente ao longo das Escrituras. Ao contrário do resto da Bíblia, Jó não foi escrito como prosa ou poesia, mas como um drama.
No livro, um anjo na corte de Deus, em algumas traduções é o Diabo, desafia a Deus dizendo que Jó é piedoso porque ele tem uma vida boa e confortável.
Deus declara que Jó não desistirá de sua fé e amaldiçoará a Deus apesar das coisas terríveis que aconteceram com ele. Deus aceita a aposta, e Jó sofre todo tipo de tragédia, mas ainda se apega à sua fé. Deus ganha a aposta, restaura o que Jó perdeu e o abençoa ainda mais.
Quando foi escrito o livro de Jó?
Estima-se que o Livro de Jó tenha sido escrito no tempo dos Patriarcas, entre 1900 e 1700 a.C.
Jó está escrito em uma forma de hebraico ainda mais antiga que o hebraico antigo que compõe a maior parte do Antigo Testamento.
De fato, a linguagem usada em Jó nem é usualmente referida como hebraico antigo. Em vez disso, é chamado de “Paleo-Hebraico”.
O livro também contém expressões siríacas e árabes que apontam para um período de tempo entre 1900 e 1700 a.C. Quando as tribos semíticas ainda não haviam se separado para falar dialetos siríaco, hebraico e árabe separados. Em vez disso, eles ainda compartilhavam uma linguagem comum.
A língua em que Jó foi escrito não é a única pista de sua idade. Além de usar uma linguagem diferente do hebraico usado em outros manuscritos do Antigo Testamento, Jó também menciona várias criaturas e condições que são desconhecidas hoje. As frases podem se referir a animais que foram extintos ou, mais provavelmente, foram chamados por um nome diferente em livros posteriores da Bíblia.
São esses nomes atualmente não identificáveis e intraduzíveis que levaram alguns tradutores de Jó a traduzir os animais como criaturas mais tradicionalmente míticas, como unicórnios.
Enquanto os primeiros capítulos de Gênesis cobrem eventos que aconteceram antes de Jó, os relatos escritos desses eventos não foram registrados até que o livro de Jó já tivesse sido composto.
Na verdade, Jó é mais de 400 anos mais velho que Gênesis. Isso significa que Jó não é apenas o único drama da Bíblia, mas também o livro mais antigo de longe.