Existe um consenso entre os exegetas mais ortodoxos que o livro de Deuteronômio foi escrito parte por Moisés, parte por alguém mais, provavelmente Josué, pois a descrição da morte e sepultamento de Moisés não podia ser escrita por ele mesmo.
No primeiro versículo de Deuteronômio, porém, a ideia que parece mais aceitável é que o livro foi todo escrito por outra pessoa, ou por outras pessoas, pois fica muito claro eestabelecido que Moisés não escreveu qualquer palavra do livro.
Por quê? Vejamos:
"São estas as palavras que Moisés falou a todo o Israel, DALÉM DO JORDÃO, no deserto... " (Deuteronômio 1: 1;).
A expressão "dalém" dá a clara ideia de que a pessoa que a escreveu estava "aquém" do Jordão.
Como Moisés jamais atravessou o Jordão, pois Deus o proibira, o livro foi escrito AQUÉM do Jordão a respeito de Moisés que falara DALÉM do Jordão.
Ora, se a pessoa está falando a respeito de alguém que está do lado de lá e nós sabemos que ele jamais atravessou para o lado de cá, podemos estabelecer que o livro foi escrito a respeito de Moisés e de seus discursos e não por ele próprio.
Outro interessante caso de autoria está no Salmo 72. Nas Bíblias, Corrigida, Atualizada, Revisada e Contemporânea, no título do Salmo lemos: "Salmo de Salomão."
O Salmo inteiro fala a respeito de eventos que realmente se assemelham a aspectos do reinado do rei Salomão. No hebraico, o que está escrito, é: "Referente a Salomão."
Está certo. O Salmo refere-se a Salomão, porém foi escrito por Davi.