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terça-feira, 5 de junho de 2012

Anjos: Quem São Eles? (Na Bíblia e Livro de Enoch)


 

Anjos chamados de Deus, senhor; com corpos e apetites humanos? A intenção deste capítulo é analisar detalhes que passam despercebidos da maioria das pessoas que estudam a Bíblia, inclusive dos teólogos ao longo da história.

Refiro-me as contradições de certas passagens bíblicas, nas quais observamos as palavras “Deus, Senhor, anjos e homens”, aplicados aos mesmos personagens, tornando estes textos ininteligíveis e até mesmo sem pé nem cabeça.

Mas como compreender os equívocos destas mal traduzidas passagens? Os seres que se apresentam nestes textos, que momentos são chamados de Deus, e em outro são chamados de anjos (malachim – mensageiros) filhos de Deus (bene elohim – filhos dos deuses), quem são? Todos são seres de mesma categoria?
    
As passagens bíblicas que seguem são para demonstrar que os seres denominados de anjos em muitas passagens bíblicas, são na verdade de carne e ossos:

·  “Depois apareceu o Senhor nos carvalhaes de Manre... Levantou Abraão os olhos e viu três homens em pé a sua frente. Vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e prostrou em terra. Disse ele: Senhor meu, se achei graça aos teus  olhos, rogo-te que não passes do teu servo. Traga-se um pouco d’água e lavai os pés e repousai debaixo desta árvore. Trarei um bocado de pão para que possais refazer as vossas forças depois passareis adiante: eles responderam: faze como disseste. Tomou também coalhada e leite e o bezerro que tinha preparado e pôs tudo diante deles, ficando ele em pé ao lado deles debaixo da árvore e eles comeram. Disse o Senhor a Abraão. Levantando-se aqueles homens dali, olharam para a direção de Sodoma...E foi-se o Senhor, logo que acabou de falar com Abraão...” Gn 18:1-16,33;

Comentário: O verso 1 desta passagem fala da aparição de Deus á Abraão, mas no verso 3 o que observamos é a aparição de 3 homens. Estes são reverenciados, alimentados e o patriarca se diz servo deles, além de alimento este ofereceu-lhes água e repouso. No verso 3,13,14 e 33 o termo Senhor (Deus) também aparece aplicado a esses seres. Sabemos por passagens como esta que a aparição de Deus na Bíblia nada mais é do que a manifestação dos elohins que no hebraico não se refere ao Deus todo-poderoso como pensam muitos cristãos.
    
  • Á tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Ló estava sentado á porta de Sodoma e vendo-os levantou-se para os receber e prostrou-se com o rosto em terra. Disse ele: Meus senhores, entrai, peço-vos. Na casa do vosso servo e passai nela á noite e lavai os pés, de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. Responderam eles: Não, antes passaremos a noite na rua. Mas Ló insistiu muito com eles, pelo que foram com ele e entraram. Ele lhes deu um banquete, assando-lhes pães asmos e eles comeram. Entretanto, antes que se deitassem, os homens daquela cidade cercaram a casa, os homens de Sodoma, desde o moço até o velho, todo o povo de todos os lados. Chamaram a Ló e lhe perguntaram: Onde estão os homens que entraram esta noite na tua casa? Traze-os pra fora para que os conheçamos.Tenho duas filhas virgens. Eu vo-las trarei para fora e lhes fareis como bem vos parecer. Somente nada façais a estes homens, pois se acham sob a proteção do meu teto. Aqueles homens porém, estendendo a mão, fizeram Ló entrar para dentro da casa e fecharam a porta. Então feriram de cegueira os homens que estavam do lado de fora, desde o menor até o maior...Disseram aqueles homens a Ló: Tens alguém mais aqui? Porque nós vamos destruir este lugar.” Gn 19:1-12;
Comentário: Os dois seres desta passagem estavam entre os três que apareceram a Abraão. Ló ofereceu-lhes um banquete e eles comeram como fazem na passagem anterior. Por quatro vezes são chamados de homens, mas também são chamados de senhores. Um ponto chama a atenção:

Estes seres que nesta passagens são chamados de senhores e homens, são os mesmos personagens do capítulo 18, por que naquela passagem aplica-se á eles o termo Senhor (Deus)? Exemplo de mais uma tradução equivocada do texto bíblico, pois em ambos os casos no original estes são chamados de Elohim (deuses). Com certeza possuíam algum poder incomum, pois quando os sodomitas tentam invadir a casa de Ló para tentar violá-los sexualmente, demonstram possuir poderes sobrenaturais cegando-lhes. Eles não dizem Deus vai destruir este lugar, mas que eles próprios destruirão aquela cidade juntamente com Gomorra.
  • “Jacó porém, ficou só e lutou com ele um homem até o romper do dia. Jacó chamou aquele lugar Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face”. Gn 32:24,30; 
Comentário: Em mais esta passagem, cujo subtítulo em algumas Bíblias é: “A luta de Jacó com Deus”, por seis vezes a palavra homem aparece, mas o fato é que no final Jacó considerou ter visto o próprio Deus, inclusive o nome do lugar foi alterado para “Peniel” que em hebraico significa “a face de Deus”. A contradição é visível, por seis vezes aquele ser é chamado de homem, mas o que dizer desta frase: “Vi a Deus face á face”. Por que no texto tantas vezes aparece a expressão “homem”, mas no final registra-se que Jacó considerou ter visto o próprio Deus? Que poderes teria demonstrado aquele personagem com o qual Jacó se defrontou para ser nominado assim? Seria mais uma aparição na Bíblia de um ser alienígena, possuidor de uma tecnologia tão superior a ponto de ser chamado de Deus?

   “Ora, estando Josué perto de Jericó, levantou os olhos e viu que se pôs em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua. Chegou-se Josué até  ele e perguntou-lhe: És tu dos nossos ou dos nossos inimigos? Respondeu ele: Não. Mas venho agora como príncipe  do exército do Senhor. Então Josué se prostrou sobre o seu rosto em terra e o adorou e perguntou-lhe: Que diz meu Senhor do seu servo?” Josué 5:13-14;

Comentário: Temos aqui um quadro bastante sugestivo. Um ser se apresenta como príncipe do exército do Senhor, é chamado de homem, de Senhor (Deus), e por fim recebe a adoração de Josué. Elementos que tornam esta passagem um tanto complexa do ponto de vista teológico: Josué lhe pergunta se era um dos seus, o que deixa claro que na aparência ele não era diferente de outros homens. Por que Josué lhe diz ser seu servo e o adora com seu rosto em terra, sendo que conforme os dez mandamentos somente o Deus todo-poderoso deve ser adorado?

·         “O anjo do Senhor veio e assentou-se debaixo do carvalho...quando o anjo do Senhor apareceu a Gideão lhe disse: O Senhor é contigo, homem valente! O Senhor olhou para ele e disse: vai nesta tua força...O Senhor olhou para ele...Tornou-lhe o Senhor...Preparou um cabrito e bolos asmos e o apresentou ao anjo do Senhor. E o anjo do Senhor desapareceu da sua presença. Então Gideão viu que era o anjo do Senhor e disse: Ai de mim Senhor Deus, que vi o anjo do Senhor face á face. Porém o Senhor lhe disse: Paz seja contigo! Não temas! Não morrerás!” Juízes 6:11-23;


Comentário: Afinal, com quem Gideão falou em mais este confuso texto bíblico? Um momento é o anjo do Senhor, no momento seguinte é o próprio Deus, e por fim o anjo do Senhor de novo. O que chama atenção é que ele só percebe que aquele personagem é um mensageiro enviado, quando este desaparece de sua presença, o quê o fez pensar assim? Seria pela forma como este parte para o espaço, quem sabe numa nave? Gideão, assim como Abraão e Ló fizeram, ofereceu-lhe um banquete, no entanto este não come o alimento que lhe é oferecido. O instrumento que ele carrega é descrito como “cajado”, cujo fogo chegou a consumir a oferta que recebera. Para que serviria um “cajado” para um anjo do Senhor, como se refere o texto.

   
    “O anjo do Senhor apareceu a esta mulher e lhe disse: és estéril e nunca deste á luz, mas conceberás e terás um filho. Então a  mulher entrou e disse a seu marido: um homem de Deus veio a mim, cujo semblante era como de um anjo de Deus. Apressou-se a mulher e correu para dar a notícia a seu marido e lhe disse: Ele está aqui. O homem que me apareceu outro dia. Então Manoá levantou-se e seguiu a sua mulher e veio aquele homem e lhe disse: és tu o homem que falou a esta mulher? Manoá não sabia que era anjo do Senhor. Disse ele a sua mulher: Certamente morreremos vimos á Deus!” Juízes 13:3-22;
               
Comentário: O ser que é primeiramente chamado de “anjo do Senhor”, nos versos seguintes é chamado de homem de Deus (verso 6) e de homem (versos 10,11). Manoá, como Gideão, na passagem anterior, a princípio não suspeita que aquele ser era um mensageiro de Deus (anjo do Senhor), só chegando a esta constatação posteriormente. Afirma o texto que Manoá e sua mulher no final concluem terem visto o próprio Deus, a razão pela qual o casal chegou a esta conclusão deve ter sido a mesma que levou Abraão, Ló, Jacó, Josué e Gideão a adorá-los com o rosto no chão em passagens anteriores. Portanto, fica claramente demonstrado que os visitantes destas passagens bíblicas não são seres espirituais, mas seres que possuem aparência de seres humanos.
 

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